Gostou? compartilhe!

Em que momento entra o planejamento ambiental?
Uma empresa de planejamento ambiental é responsável, principalmente, pela elaboração de planos e programas que acompanharão a instalação ou a operação de empreendimentos dos mais variados tipos, desde a construção de condomínios residenciais até fábricas com maquinário pesado. Na prática, o planejamento ambiental é um processo extremamente útil nos momentos em que qualquer empresa esteja buscando mudar para melhor.
Pensando na construção de empreendimentos, o planejamento ambiental é uma etapa prévia à instalação. O que a empresa de planejamento ambiental faz, portanto, é analisar o empreendimento, compreendendo o que ele pretende fazer e como ele será construído. A partir disso, essa empresa, que normalmente é uma consultoria ambiental, avalia todos os impactos ambientais possíveis que podem decorrer dessa instalação. Conhecendo todos esses impactos, então, a empresa de planejamento ambiental desenvolve uma série de planos e programa que visem evitar ou mitigar os danos ao meio ambiente.
Alguns exemplos de planos e programas ambientais são: o Plano de Controle Ambiental, o Programa de Afugentamento e Resgate de Fauna, o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, o Plano de Supressão Vegetal, o Programa de Monitoramento Hídrico, dentre muitas outras possibilidades, que se tornam mais ou menos cabíveis de acordo com as necessidades do empreendimento em questão.
Planejamento ambiental para empreendimentos em operação
Para empreendimentos que já estão operando, uma empresa de planejamento ambiental pode, ainda assim, desenvolver planos que reduzam os impactos ambientais oriundos da operação e que proporcionem mudanças significativas ao modelo de negócio de suas parceiras.
Por exemplo, para indústrias de transformação, o planejamento ambiental pode incluir toda uma mudança contundente na cadeia produtiva. Avaliando todos os impactos da produção industrial, a empresas ambientais em sp de planejamento ambiental pode encontrar atividades altamente poluentes que podem ser transformadas para causar menos degradação ambiental. Na prática, isso se reverte para a substituição de matérias primas por alternativas menos agressivas, pela troca de fornecedores e pela adaptação do processo produtivo, que são empreitadas que demandam um certo nível de planejamento prévio.
Pensando na ampliação de empreendimentos, uma empresa de planejamento ambiental também é de grande utilidade. O planejamento, nesse sentido, é muito focado nos impactos oriundos da expansão do empreendimento. E essa dimensão não necessariamente é física. Tanto zonas urbanas em expansão como indústrias que pretendem ampliar seus negócios podem usar o planejamento ambiental. Ele é uma ferramenta que, se usada inteligentemente por uma empresa de planejamento ambiental, pode prever inúmeros riscos, impactos e prejuízos, permitindo uma preparação maior da empresa e fazendo-a alcançar resultados muito melhores.