Gostou? compartilhe!

Quando uma estação compacta de tratamento de efluentes é necessária?
Todo tipo de atividade humana produz algum tipo de resíduo. Esses resíduos podem se apresentar como lixo, que é um resíduo típico do consumo e do descarte, mas podem também se apresentar como efluentes gerados em processos produtivos. Assim como os resíduos sólidos precisam de uma destinação adequada, como a reciclagem, a incineração ou o aterro sanitário, os efluentes precisam ser direcionados corretamente a redes de coleta para tratamento e lançamento em corpos hídricos.
No entanto, assim como resíduos sólidos nem sempre são coletados por serviços públicos, nem todas as áreas são dotadas de redes de coleta e tratamento de esgoto (efluentes). Mas esses descartes não podem ser deixados de lado e não receberem tratamento. Nessas situações, pode-se recorrer a uma estação compacta de tratamento de efluentes.
A estação compacta de tratamento de efluentes é uma alternativa bastante viável para empreendimentos em fase de instalação e operação, porque é um equipamento acessível e pouco espaçoso, mas com grande capacidade de tratamento de efluentes e esgoto. São equipamentos menos agressivos ao meio ambiente do que fossas e que trazem consigo algumas oportunidades interessantes para o empreendimento. O esgoto tratado pode ser descartado na rede pública, em corpos hídricos ou até mesmo pode passar por outros tratamentos e ser utilizado no próprio empreendimento como água de reuso.
Como funciona uma estação compacta de tratamento de efluentes?
Para desenhar uma estação compacta de tratamento de efluentes que atenda às necessidades de um empreendimento, é preciso saber algumas características específicas da geração desse esgoto. Por exemplo, é preciso conhecer qual o tipo de atividade que gera esse efluente. São atividades domésticas ou industriais? Também é preciso estimar a vazão de esgoto a ser tratada e, para que o sistema de tratamento seja realmente efetivo, é preciso saber qual o nível de qualidade de saída do esgoto da estação, o que está relacionado à sua destinação.
Toda estação compacta de tratamento de efluentes da HPT é desenhada de acordo com as necessidades de nossos parceiros. Por serem equipamentos bastante flexíveis, as ETEs compactas podem atender a praticamente todas as atividades humanas, tratando desde esgotos domésticos de canteiros de obras até esgotos domésticos mais complexos de condomínios residenciais ou até mesmo efluentes industriais.
Outra característica da estação compacta de tratamento de efluentes é que ela pode preparar o esgoto para um novo uso. Por exemplo, em fábricas e indústrias que haja produção de esgoto industrial ou em condomínios residenciais com produção de esgoto doméstico, as ETEs compactas podem ser desenhadas para tratar o efluente até que ele possa ser usado novamente na fábrica em atividades cotidianas, como a lavagem de chão e a irrigação de jardins.