Gostou? compartilhe!

O que faz uma estação compacta de tratamento de efluentes industriais?
As atividades humanas, sobretudo aquelas ligadas à produção econômica, estão quase sempre condicionadas à geração de resíduos. Esses resíduos podem ser tanto sólidos, como materiais descartados durante o processo produtivo, quanto efluentes, que são resíduos em estado líquido gerados, normalmente, como subprodutos do processo produtivo.
A estação compacta de tratamento de efluentes industriais é um equipamento que submete efluentes industriais a um processo de melhoria da sua qualidade. A atividade industrial normalmente gera efluentes com características próprias do processo produtivo, o que faz com que a composição física e química dessas substâncias seja altamente variável, tornando alguns efluentes altamente agressivos ao meio ambiente.
Considerando a legislação ambiental e a pressão social por práticas sustentáveis e sociambientalmente resposáveis, o lançamento de efluentes industriais no meio ambiente é uma ação proibida por lei e que configura crime ambiental. Por isso, é preciso avaliar o processo produtivo da indústria, identificar os efluentes gerados e sua composição, estimar o impacto causado por esse efluente ao ambiente e tratá-lo através de uma estação compacta de tratamento de efluentes industriais.
Por que adquirir uma estação compacta de tratamento de efluentes industriais?
As ETEs industriais compactas são equipamentos flexíveis e que podem agregar grande valor ao processo produtivo da indústria. Além de adequar os efluentes ao lançamento no meio ambiente, anulando os danos a corpos hídricos e ao solo, elas conseguem, também, melhorar a qualidade dessas substâncias a ponto de poderem ser reutilizadas no processo produtivo.
Uma estação compacta de tratamento de efluentes industriais é capaz, por exemplo, de receber efluentes residuais da limpeza de maquinário e tratá-los, possibilitando que eles sejam reutilizados para uma nova limpeza. É o tipo investimento que traz grandes ganhos a longo prazo além de não impactar o meio ambiente. Elas podem também, quando atreladas a uma estação compacta de tratamento de água, preparar esses efluentes para entrar novamente como reagente no processo produtivo, tratando os efluentes nas ETEs e ajustando-os à reutilização industrial nas ETAs compactas.
Quais substâncias podem ser tratadas numa ETE compacta?
A estação de tratamento de efluentes compacta industriais é um equipamento bastante flexível. Além de ocupar pouco espaço, ela pode ser adaptada a qualquer necessidade específica da indústria. Na prática, isso permite que a maior parte dos resíduos líquidos industriais possam ser tratados e lançados no meio ambiente ou reutilizados no processo produtivo.
O que é necessário para isso é que seja feito um estudo das características do efluente industrial, da quantidade de efluente gerada por dia, e das características necessárias do efluente tratado. Com essas informações, é possível montar um sistema com uma estação compacta de tratamento de efluentes industriais adaptada e, se necessário outros métodos de tratamento para alcançar a qualidade estipulada pela legislação ou pelas intenções da indústria.