Gostou? compartilhe!

Para que serve uma estação de tratamento de efluentes?
Quase não se reflete sobre isso, mas a maior parte das atividades humanas é geradora de resíduos. Dentro dos vários resíduos que podem ser gerados, os efluentes são aqueles que fluem, ou seja, são fluidos gerados pelas atividades humanas naturais ou econômicas. As ETEs são equipamentos dedicados ao tratamento de efluentes líquidos, melhorando sua qualidade até poderem ser lançados no meio ambiente ou reutilizados.
Os efluentes se dividem em domésticos ou industriais. Efluentes industriais são oriundos de processos produtivos complexos, que envolvem substâncias químicas mais agressivas ao meio ambiente, enquanto efluentes domésticos são mais simples, oriundos principalmente da vivência humana não ligada à produção econômica. A estação de tratamento de efluentes é um equipamento desenhado para receber efluentes industriais ou domésticos e tratá-los, recuperando parte da sua qualidade e retirando substâncias químicas agressivas.
A principal utilidade de uma estação de tratamento de efluentes hoje é a sua utilização para o lançamento dessas substâncias em corpos hídricos. A legislação tipifica o lançamento de efluentes não tratados em corpos hídricos como crime ambiental. Em função disso, muitas empresas começaram a se preocupar com a qualidade dos efluentes que geravam em seus processos produtivos, recorrendo à compra ou locação de uma estação de tratamento de efluentes para protegerem o meio ambiente e evitar penalizações legais.
Onde usar uma estação de tratamento de efluentes?
A HPT Soluções Ambientais fabrica ETEs compactas que podem ter diversas aplicações. Em canteiros de obras, por exemplo, é muito comum a locação de uma estação de tratamento de efluentes para receber e tratar o esgoto doméstico da estrutura administrativa, dos vestiários e do refeitório. Esse tipo de aplicação permite que os efluentes sejam lançados de volta ao meio ambiente sem danos aos corpos hídricos, adequando-se às exigências legais.
Também desenhamos sistemas de tratamento de efluentes voltados para a indústria, especializando-os nas características industriais e nas intenções de uso de nossos parceiros. A estação de tratamento de efluentes recebe o esgoto industrial e o submete a um processo de purificação, adequando-o ou ao lançamento no meio ambiente ou à reutilização no processo produtivo, o que economiza recursos para o cliente.