Gostou? compartilhe!

Por que investir numa estação de tratamento de efluentes compacta?
Quando uma organização lança seus efluentes no meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento, isso pode trazer consequências severas a ela própria e à saúde ambiental da região. O alcance do lançamento de efluentes em corpos hídricos pode ser muito grande, o que, na prática, implica na disseminação dos efluentes por um espaço bastante extenso. Dependendo das características desses efluentes, então, pode ser que o seu lançamento no meio ambiente sem qualquer tratamento contamine rios e lagos, afetando diretamente populações inteiras.
Em função de todas essas grandes possibilidades de consequências negativas oriundas do lançamento de efluentes não tratados no meio, a legislação vem se fortalecendo para punir organizações não responsáveis. Nesse cenário, a utilização de uma estação de tratamento de efluentes compacta surge como uma solução. Quando os efluentes passam pelo sistema de uma estação de tratamento de efluentes compacta, eles são levados a um nível de qualidade bom o bastante para que não haja prejuízos à saúde ambiental, quando lançados no ambiente.
Ao invés de simplesmente despejar seus efluentes no meio ambiente ou na rede pública de coleta, as organizações passaram a investir no uso de uma estação de tratamento de efluentes compacta, protegendo o meio ambiente e garantindo a manutenção da saúde ambiental, e ao mesmo tempo não entrando em discordância com as exigências legais.
Quais as vantagens de uma estação de tratamento de efluentes compacta?
O próprio nome do equipamento já indica uma de suas vantagens. Por serem sistemas de tratamento compactos, as ETEs ocupam pouco espaço e tem uma produtividade acelerada. Com isso, quantidades maiores de esgoto podem ser tratadas num tempo mais curto, economizando recursos das empresas que compram ou locação estações de tratamento.
Outra vantagem do uso de uma estação de tratamento de efluentes compacta é a reutilização dos efluentes no processo produtivo ou em atividades menos nobres. As ETEs compactas da HPT Soluções Ambientais são equipamentos flexíveis, sendo desenhadas especificamente para as exigências dos nossos clientes. Conhecendo a composição do efluente a ser tratado e a qualidade que ele precisa ter após o tratamento, é possível desenhar o sistema de forma que a estação de tratamento de efluentes compacta retorne o esgoto a uma qualidade mínima para sua reutilização.