Gostou? compartilhe!

Por que preferir uma estação de tratamento de esgoto compacta?
Um dos grandes ganhos da utilização de uma ETE compacta é o seu tamanho. Por ser facilmente transportável, instalável e operável, a estação de tratamento de esgoto compacta é uma alternativa muito interessante para organizações que precisam de soluções rápidas, eficientes e acessíveis. Para canteiros de obras, por exemplo, em que há produção diária de esgoto doméstico nas áreas da administração, dos vestiários e do refeitório, as ETEs compactas poupam investimentos em redes de coleta ou sistemas de tratamento grandes. É possível tratar os efluentes sem grandes gastos e de maneira que eles estejam aptos a serem lançados no meio ambiente sem danos à saúde ambientel ou reutilizados no próprio canteiro.
Por outro lado, a compra ou locação de uma estação de tratamento de esgoto compacta para indústrias também pode trazer grandes ganhos em economia de recursos para a organização. Fábricas e indústrias costumam ser dotadas de redes de coleta de esgoto, mas os processos produtivos industriais são geradores de resíduos e efluentes que, na maioria das vezes, são perigosos para o meio ambiente. Por conta disso, as indústrias podem recorrer ao uso de uma estação de tratamento de esgoto compacta, que recupere a qualidade ambiental do efluente, adequando-o a ser lançado na rede de coleta municipal ou a ser reutilizado no processo produtivo da planta industrial.
Como funciona uma estação de tratamento de esgoto compacta?
A HPT Soluções Ambientais, para fazer o projeto de uma ETE compacta, precisa saber apenas as informações básicas a respeito do efluente, como quais as suas características quando ele é gerado pelo processo produtivo, qual o volume de esgoto gerado, e quais as características necessárias deste efluente para sua utilização após o tratamento.
Tendo estudado esses três fatores, a HPT pode desenhar um sistema para a estação de tratamento de esgoto compacta que consiga receber as quantidades estimadas de efluente gerado e tratá-las de modo a adequar esse esgoto para a sua reutilização ou lançamento no meio ambiente. Assim, o funcionamento da estação de tratamento de esgoto compacta fica adequado às necessidades da organização, podendo economizar recursos naturais e financeiros para ela e evitando danos à saúde ambiental.