Imagem de Medição e balanço hídrico

Pensando na qualidade ambiental pré, durante e pós as atividades de nossos parceiros, e como parte de nossos programas de monitoramento de recursos hídricos, a HPT desenvolveu serviços de medições e de balanço hídrico. Nossas medições são feitas com equipamentos próprios e constantemente atualizados, dispondo de certificados de calibração que atestam sua qualidade.

Esses equipamentos permitem que façamos mapeamentos hídricos de qualquer instalação. O watermapping é um estudo de grande utilidade à gestão hídrica de empreendimentos, permitindo um enquadramento exato do consumo e do gasto de água em cada área ou etapa dos processos.

A partir do watermapping, podemos desenvolver estudos de balanço hídrico. Essa nova ferramenta é bastante estratégica, porque é através dela que conseguimos encontrar falhas na utilização dos recursos hídricos, como desperdícios e vazamentos, além de criarmos indicadores que avaliem a eficiência dos processos consumidores de água. Pensando numa gestão hídrica estratégica, o balanço hídrico é um estudo altamente recomendado, porque ele funciona como uma visão ampla e precisa do consumo e do gasto de água, otimizando os processos e economizando recursos.

Para diagnósticos ambientais, as medições feitas pela HPT têm como objetivo avaliar a viabilidade de alocação de empreendimentos. Medindo parâmetros básicos e complexos, que possibilitam análises químicas da qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, é possível montar um diagnóstico completo da qualidade hídrica em qualquer ambiente.

O balanço hídrico em campo permite uma compreensão melhor da dinâmica dos solos das alocações de empreendimentos, sobretudo da disponibilidade hídrica de bacias. Esse tipo de ferramenta permite avaliar os impactos de qualquer atividade sobre a a disponibilidade hídrica do local, que é um fator de extrema importância na avaliação de impactos ambientais.

Orçamentos
Consultoria e Serviços Estratégicos Assessoria Ambiental